Expedição ao Parque Estadual do Rio Doce e entorno | Junho de 2017

Entre os dias 15 e 17 de junho de 2017, feriado nacional de Corpus Christi, a Ecoavis realizou mais uma expedição para observação de aves no Vale do Aço, contemplando a Mata Atlântica do Parque Estadual o Rio Doce e adjacências. A avifauna da região é riquíssima, com diversas espécies incomuns no estado de Minas Gerais e outras ameaçadas de extinção.

evento 15/06

A primeira parada foi no bairro do Cariru, em Ipatinga. Área urbana com ambiente preservado e um resultado surpreendente! Visitamos também a região do Macuco, em Timóteo, onde a zona rural faz limite com o PERD. Os Traupídeos deram um show!

evento 15/06

saíra-galega (Hemithraupis flavicollis), por Ivan Leste - saíra-sete-cores (Tangara seledon), por Eduardo Assis - sanhaço-de-encontro-amarelo (Tangara ornata), por Marcos Mourão.
Na sede do PERD o grupo também pode observar espécies interessantes. Tanto em trilhas fechadas, quanto em bordas de matas e margens de lagoas.

evento 15/06

surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis), por Ricardo Mendes - tiriba-de-orelha-branca (Pyrrhura leucotis), por Ivan Leste - choquinha-de-flanco-branco (Myrmotherula axillaris), por Eduardo Assis

No final da tarde aproveitamos para conhecer um dos pontos mais altos da região, o Pico do Jacroá, de onde é possível avistar uma extensa área do PERD. Uma imagem inesquecível! 

evento 15/06

No último dia visitamos a Estrada da Ponte Queimada pela manhã. Essa estrada atravessa o PERD e nela há vários pontos interessantes para observação de aves. À tarde, para fechar com chave de ouro, fomos ao município de Ipaba, onde visitamos a RPPN Fazenda Macedônia. Lá é realizado um projeto de reintrodução de espécies ameaçadas de extinção, incluindo a jacutinga e o raríssimo mutum-de-bico-vermelho.

evento 15/06

fruxu-baiano (Neopelma aurifrons), por Adriano Peixoto - mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbachii), por Marcos Mourão - jacutinga (Aburria jacutinga), por Eduardo Assis 

A lista completa das espécies encontradas está disponível em http://www.taxeus.com.br/lista/9984.

Nossos sinceros agradecimentos aos Ecoavianos Celso de Castro e Henrique Júnior, que nos receberam com muita atenção e não mediram esforços para que encontrássemos a maior quantidade de espécies possível. Registramos também nossa gratidão à Associação Amigos do Parque Estadual do Rio Doce (DUPERD) e Gestores do PERD, cujo empenho e disponibilidade foram imprescindíveis para que expedição fosse viável.

Ecoavis Todos os direitos reservados à Ecoavis.
contato@ecoavis.org.br - Belo Horizonte - MG - Brasil