Palestra: Avifauna do Quadrilátero Ferrífero | Junho de 2017


 

 

 

RESUMO: Localizado no centro-sul do estado de Minas Gerais, e inserido na zona de transição da Mata Atlântica e do Cerrado, o Quadrilátero Ferrífero (QF) é considerado área prioritária de importância extrema para a conservação da biodiversidade no estado.

 

Apesar de muitas aves ameaçadas de extinção e endêmicas dos domínios morfoclimáticos citados, a região apresenta apenas poucas listas publicadas e inventários regionais, não tendo sido sintetizado, até o presente, o conhecimento de sua avifauna. Para tal, foi efetuada ampla revisão, a qual integrou: trabalhos publicados de 1909 a 2016; trabalhos de campo entre os anos de 1992 e 2016; e informações de exemplares de aves depositados em coleções ornitológicas. Foram registradas 469 espécies de aves, pertencentes a 69 famílias. Dentre estas, 85 espécies são endêmicas da Mata Atlântica, sete são endêmicas do Cerrado, três são endêmicas da Caatinga, e três são endêmicas dos topos de montanha do leste do Brasil. Ressalta-se que do referido total têm-se 24 espécies ameaçadas no estado de Minas Gerais; 15 espécies ameaçadas em território nacional; e, em âmbito global, 14 espécies ameaçadas. Ademais, o estudo propõe, com base nesses dados, áreas prioritárias para a conservação e para a pesquisa calculadas por meio de estimador de densidade de Kernel.

 

PALESTRANTE: Fernando Valério Carvalho

 

DATA E LOCAL: 08/06/2017, das 19 às 20:30h. Auditório do IBAMA - Avenida do Contorno, 8.121, Lourdes / BH.

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS PELO E-MAIL O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

REALIZAÇÃO: ECOAVIS

APOIO INSTITUCIONAL: IBAMA E PITIGUARI MEIO-AMBIENTE